quarta-feira, 19 de agosto de 2009

"O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO - Parte 4

Continuação

a) Profeta Joel

Joel, um dos profetas menores, tem sido chamado de “profeta do Pentecoste”, por causa de suas profecias correspondentes ao derramamento do Espírito Santo. Em seu livro no capítulo 2, versículos 28 e 29, lêem uma das primeiras promessas referentes ao batismo no Espírito Santo: “E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda carne, e vossos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos e vossos mancebos terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito”. Foi a profecia de Joel que Pedro se referiu no dia de pentecoste, para explicar às multidões o fenômeno que ocorria.

b) Profeta Isaías

Ouve outras profecias quanto a vinda do Espírito Santo, cerca de 100 anos depois do profeta Joel. Deus falando pelo profeta Isaías, disse: “Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei do meu Espírito sobre tua posteridade, e a minha benção sobre os teus descendentes”.

c) Profecia de João Batista

Mais de 500 anos haviam-se passado desde que está profecia do Senhor fora dado a Joel, quando, pelas Campinas verdejantes da Judéia, e pelas margens úmidas do Jordão, apareceu João Batista, o precursor do salvador, anunciando: “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com Espírito Santo e com fogo”. É demais familiar a muitos estudantes da Bíblia que a palavra grega usada por João é “baptizein”, que significa “imergir”, “mergulhar”. Isto significa que os crentes foram mergulhados, envolvidos, no Espírito Santo (isso é maravilhoso!).

d) O próprio Jesus

Não tardou até que Cristo, na força do Espírito Santo, começasse o seu ministério, no desenvolver do qual, também falou sobre a obra do Espírito Santo, começando com o novo nascimento, seguindo o batismo com o mesmo Espírito. Ele próprio disse quando de sua estada numa festa dos Judeus em Jerusalém: “quem crê em mim, como diz a Escritura, rios d’água viva correrão do seu ventre”. E acrescenta o apóstolo João que “isto disse Ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado”

Após ressuscitar dos mortos, noutro lugar, antes de subir para o pai, diante dos seus discípulos, outra vez disse Jesus: “Porque na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com Espírito Santo; não muito depois destes dias”.

Jesus não somente predisse, mas prometeu que enviaria o Espírito Santo de modo especial. “Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador... O Espírito de verdade”.

Jesus, depois de ressuscitar, disse aos seus discípulos: “Ficai, porém, na cidade de Jeruzalém, até que do alto, sejais revestido de poder” .

e) A promessa do pai

O batismo no Espírito é assim chamado porque, no Antigo Testamento, o pai havia prometido o derramamento do Espírito a todos os que lhe invocassem o nome. No AntigoTestamento encontramos muitas promessas sobre a efusão do Espírito. Dessa promessa, falaram:

1) Salomão

2) Isaías

3) Joel

4) Zacarias

f) Cumprimento da promessa

O registro do cumprimento da promessa esta em Atos 2.1-13. Nosso Deus reservou o dia de pentecostes para enviar, ou melhor, presentear a humanidade ali representada com esta promessa tão comentada e esperada. Glória Deus.

A experiência do batismo no Espírito Santo já não é uma exclusividade dos membros das igrejas pentecostais. Na medida dos anos é cada vez maior o número de membros de igrejas até então fachadas para esta experiência, que estão recebendo o batismo no Espírito Santo acompanhado da experiência de falar em línguas.

4 . Dia de Pentecoste

4.1 “cumprindo-se o dia de Pentecoste

Pentecoste era uma das três principais festas judaicas, instituídas por Deus, através de Moisés. Páscoa e Tabernáculos são as outras duas. Essas festividades solenes eram significativas e apontavam para o Messias.

a) Páscoa

Era a comemoração da saída dos filhos de Israel do Egito, também chamada de Festa dos Pães Asmos (porque nela o pão era sem fermento), comemorada ainda hoje pelos Judeus. Para nós, ela se cumpriu no dia do sacrifício de Jesus, pois o cordeiro, descrito em Exodo 12.3-8, apresenta os requisitos em Cristo.

b) Festa dos tabernáculos

Chamada em hebraico de “Sucot”, comemora o período em que os filhos de Israel viveram em cabanas no deserto, quando saíram do Egito. Era a última festa do ano e durava oito dias. Era uma festividade alegre. Está mencionada em João 7.37-39. Ela representa alegria e o gozo dos crentes. O quadro profético ainda não se cumpriu: será no Milênio.Levítico 23.33-43

c) Pentecoste

É a palavra grega que significa “qüinquagésimo”, porque esta festa era celebrada 50 dias após a Páscoa . Chamada em hebraico de “shavuot”, plural de “shavua”, significa “semana”, mas é também conhecida como a Festa das Primícias, pois coincidia com o fim da colheita de trigo. O nome “Festa de Pentecoste” ficou assim conhecido, por ser realizada no qüinquagésimo dia após a Páscoa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário