quarta-feira, 19 de agosto de 2009

"O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO" - Parte 3

principalmente os crentes mais novos tenham a experiência do batismo.

2.1 O batismo no Espírito Santo não é a mesma coisa que:

a) Salvação

O batismo é uma experiência a mais na salvação. Não podemos negar que os discípulos eram crentes e tinham o Espírito Santo, mas Jesus disse: “Eis que envio sobre vós a promessa de meu pai; permanecei, pois na cidade, até que do alto sejais revestido de poder”.

Será que os discípulos não eram salvos? Será que eles não tinham poder? A expressão “a promessa do pai” usada por Jesus quando ele falava a seus discípulos volta a ser lembrada por Lucas quando ele escreve o livro de atos no capítulo 1º versículo 4 e ele continua no 5 dizendo: “Porque João na verdade batizou com água mas vós series batizados com Espírito Santo, não muito depois destes dias” .

É evidente que Jesus tinha guardado um presente especial para seus discípulos. Eles tinham Jesus, sua palavra sábia, seus ensinamentos, seu conforto. Claro que Jesus guardou para o dia de pentecostes o dia que eles jamais iriam esquecer. A promessa iria se cumprir o Espírito Santo iria se mostrar de uma forma diferente, agora não só seria uma companhia, mas uma fonte de poder e armas poderosas a meu favor e contra o inferno.

Os discípulos já eram salvos antes do pentecostes . Já tinham participado da ceia, e sido enviados pelo próprio Jesus a pregar. Eles já eram salvos; restava-lhes, porém, serem revestidos do poder do alto.

Na casa de Cornélio, os crentes foram batizados no Espírito Santo no mesmo dia em que receberam Jesus; porém, primeiro tiveram os seus corações purificados pela fé. Em Éfeso, havia discípulos que já tinham crido, mas que desconheciam a realidade do batismo no Espírito Santo. Portanto, a salvação e o batismo no Espírito Santo são experiências distintas entre si.

b) Alegria

A salvação traz grande alegria ao coração do ser humano. Porém, sentir grande alegria, ou emoção, não significa que o crente é ou haja sido batizado no Espírito Santo. Alegria é um resultado da salvação, claro que não podemos negar que com no batismo somos também banhados de uma alegria maravilhosa, mas precisamos entender que não é só isso.

 

c) Santificação

Embora o Espírito Santo promova santificação na vida do crente, isso nada tem haver com o batismo no Espírito Santo. A pessoa pode ser santificada e cheia do Espírito Santo, e, mesmo assim, não ser batizada.

e, mesmo assim, não ser batizada.

3. A promessa

O batismo no Espírito Santo é o cumprimento da promessa do Pai, a expressão dos méritos de Cristo e a feliz experiência de muitos salvos.

Um dos sinais prenunciados pelos profetas do Antigo Testamento, alusivo ao fim dos tempos, trata do derramamento do Espírito Santo em grande profusão sobre a terra. Falando especificamente sobre o batismo, não ouve surpresas nem confusões para os estudiosos do Antigo Testamento. Ao contrário era já uma benção prometida, relacionada com o plano divino da salvação em Cristo, e foi predita, conforme mostrado a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário