quarta-feira, 19 de agosto de 2009

"O BATISMO COM ESPIRITO SANTO -Parte 2

Continuação

I. O Batismo no Espírito Santo

Texto Atos 2.1-13

E eu, em verdade, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com Espírito Santo, e com fogo

A experiência do Batismo no Espírito Santo tem-se tornado uma marca no que ao longo dos anos foi dado o nome de movimento pentecostal. Até mesmo dentro destes chamados pentecostais existem divergências. 

Infelizmente muitas pessoas só buscam o poder e a unção e não buscam os ensinamentos bíblicos. Com isso se tem dado mais importância a essa experiência pessoal, (que nem sempre é uma experiência conduzida à luz da palavra de Deus). Daí os grandes erros e coisas absurdas feitas em nome do Espírito Santo com frases do tipo: “O Espírito me mandou falar isso ou fazer aquilo” Não podemos valorizar mais a experiência do que a palavra de Deus.

Esperamos que esta lição sirva para tirar algumas dúvidas e causar um interesse em buscar esta experiência maravilhosa que é o Batismo no Espírito Santo.

1. O que é o Batismo no Espírito Santo?

Ser batizado no Espírito Santo significa experimentar a plenitude do Espírito. É um ato de Deus pelo qual o Espírito Santo vem sobre o crente e o enche plenamente. É a vinda do Espírito Santo para encher e transbordar a vida do homem já transformado.

Alguém me perguntou... 

E quanto aos que foram cheios do Espírito Santo antes do dia de pentecostes lá em       Lucas 1.15,67?

Lucas não emprega a expressão “batizados no Espírito Santo”. Este evento só ocorreria depois da ascensão de Cristo. O batismo no Espírito Santo outorgará ao crente ousadia e poder celestial para este realizar grandes obras em nome de Cristo. Esse poder não se trata de uma força impessoal, mas de uma manifestação do Espírito Santo, na qual a presença, a glória e operação de Jesus estão presentes com seu povo. 

2. Concepções Errôneas

No decorrer dos anos, muitíssimos conceitos errôneos têm surgido a respeito do batismo com Espírito Santo. Muitas “boas intenções” têm contribuído para se generalizarem tais conceitos. De um lado estão os antipentecostais a confundirem o batismo no Espírito Santo com a conversão, com o novo nascimento. Do outro lado estão muitas correntes “renovacionistas” e “carismáticas” falando dum batismo no Espírito Santo alheio à autenticidade bíblica. Enquanto isso, no centro, estão não poucos pentecostais nominais, que já não nutrem nenhum interesse por cooperar no sentido de que suas congregações, principalmente os crentes mais novos tenham a experiência do batismo

2 comentários:

  1. eu ainda não fui
    batizada mais
    tomara que eu
    consiga um dia
    ser

    ResponderExcluir
  2. Minha querida irmã Sara; certamente que a irmã será batizada. Não desista de pedir e esperar. O batismo é para todos indistintamente. É desejo de Cristo que todos sejamos batizados.
    Conte com as minhas orações!
    Que Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir