sexta-feira, 1 de maio de 2009

POR QUE "DEUS" É MUITAS VEZES ESCRITO "D´US"?

Em sala de aula, uma aluna, (Gisele) do Betth Madda me perguntou: "Profº. Por que em alguns escritos encontramos Deus escrito sem a vogal "e"?
Tentarei ajudar..
O terceiro dos Dez mandamentos diz " Não jurarás em nome do Eterno, teu Deus em vão" Ex 20.7. Mas qual é o nome de Deus? A referência bíblica a Deus é Iehová, formado pelos caracteres hebraicos iud , hê, vav, , um nome que não deve ser pronunciado nunca (a não ser pelo Sumo Sacerdote, quando oficiava os serviços de Iom Kipúr), nem escrito.
Através dos séculos, outros nomes para Deus receberam o mesmo status, tais como Adonai, Senhor. Adonai só podia ser (e ainda só pode ser) usado em orações. Em outras oportunidades, usava-se o nome ha Shem (que significa, literalmente, "o Nome") ou Adoshem, que é uma contração de Adonai e haShem.
Nas últimas décadas, um novo costume tornou-se moda: o de escrever a palavra Deus, no respectivo idioma, omitindo uma ou mais letras.
A maioria das autoridades consideram que isto não tem qualquer fundamento e não é mais do que uma moda passageira.

2 comentários:

  1. "Iom Kipúr" o que é esse serviço?

    ResponderExcluir
  2. Olá Irmã Gigi,
    Acho que vou convidá-la para fazer parte da edição de meu blog, trabalhando na seleção de perguntas e textos para publicação.
    Vamos à sua resposta.

    O Dia da Expiação ( Iom Kipur )

    A mais solene ocasião do ano inteiro era o Dia da Expiação, Lv 16.1-34; 23.26-32; Nm 29.7-11. Ainda hoje ocorre no décimo dia (7+3) do sétimo mês Tisri (final de setembro) em harmonia com o grande significado do número sete no antigo Israel. Nesse dia o sumo sacerdote entrava sozinho no próprio Santo dos Santos. Dada a austeridade do dia, ele usava uma veste simples de linho, não seus trajes reais. Apresentava as ofertas de purificação, primeiro por si mesmo e depois pela congregação. Em cada um desses dois ritos de purificação, ele entrava no Santo dos Santos, onde Javé estava entronizado acima dos querubins, sobre a arca da aliança. Ali ele aspergia o sangue sobre a tampa do propiciatório. Depois aspergia sangue no altar principal no pátio para purificá-lo. Integrava o dia a oferta do bode vivo para Azazel .

    A identidade de Azazel permanece obscura. Esse termo é muitas vezes traduzido por “bode expiatório”. Mas uma vez que “para Azazel” está em paralelo com “para Javé” nos vs. 9-10, é provável que o nome se refira a um lugar ou ao demônio que habitava no deserto. Os antigos não faziam muita distinção entre um lugar e seus habitantes mais notáveis.

    Antes de enviar o bode, o sumo sacerdote colocava as duas mãos sobre sua cabeça e confessava os pecado do povo, transferindo-os assim para o bode. Depois o bode era solto no deserto, visto como a habitação dos demônios. Assim, os pecado da congregação retornavam ao lugar de sua origem. O intento desse ritual era remover o poder que o pecado exercia sobre a congregação. O ritual pronunciava a obra de Cristo, pois ele não somente garantiu perdão dos pecados a todos os que crêem nele, como também quebrou o poder do pecado na vida dos que crêem nele.
    As portas do arrependimento permanecem abertas até o Dia do perdão, quando o decreto final é promulgado: "Quem irá viver e quem irá morrer; quem estará sereno e quem será perturbado; quem será pobre e quem será rico; quem será humilhado e quem será exaltado. A solenidade de Iom Kipúr e sua mensagem de renovação através do arrependimento tem afetado as vidas de diversas pessoas.Iom Kipur tem sido tradicionalmente considerado o dia mais sagrado do calendário judaico, embora no sistema legal judaico, o Shabat o ultrapasse em importância.
    Espero que tenha me entendido!!!!!
    Abraços e a Paz do Senhor.....

    ResponderExcluir