domingo, 10 de maio de 2009

" IGREJA DA CASA ,FAMÍLIA..." PARTE I

Dando início a uma sequência de considerações sobre casa, família e templo....
Sabemos que a Igreja Cristã começou em casas de família. "E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração",At 2.46. "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações". O apóstolo Paulo, continuava fiel às praticas da religião judaica. Nas cidades por onde passava, sempre ia à sinagoga no sábado e acabou sendo preso justamente quando cumpria um voto no templo de Jerusalém. No entanto, chamava de " Igreja" as comunidades cristãs que se reuniam nas casas. Essa palavra "Igreja" ocorre mais de 60 vezes em suas cartas. Igreja, vem do grego (εκκλησια) Ekklesia e designaa a assembléia dos cidadãos livre. A escolha dessa palavra para designar a reunião da comunidade c ristã tem seu siginificado. De fato, a comunidade forma-se como (εκκλησια) ekklesia (assembléia daqueles que não tem lugar na assembléia dos cidadãos da cidade greco-romana. Não se pode atribuir a simples acaso o fato de Paulo ter escolhido justamente essa palavra para designar a nova solidariedade cristã, a palavra que designava a solidariedade pública e política dos homens livres da cidade. Há a partir de agora, uma assembléia alternativa de pessoas novas, renasidas para uma nova liberdade de cidadãos. (conforme "Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;Ef 2.19)
A casa é muito importante na vida das pessoas e na organização da sociedade. Quando a mulher e o homem querem consagrar e perpetuar o seu amor, casam-se. Como diz o povo: " quem casa quer casa". Casa é moradia da família. E a família costuma ser definida como a " célula-mater da sociedade".
No Antigo Testamento, a casa era muito valorizada, embora traduzisse um conceito mais amplo do que o nosso, pois significa mais o clã. O clã é a grande família patriarcal, abrangendo toda a parentela, portanto várias unidades domésticas. Era no espaço da casa que se realizava a vida política, econômica, social e religiosa. Mais tarde, com a monarquia, esse modelo típico do regime tribal sofreu abalos, mas resistiu de maneiras diversas.
Quando Deus se revela a Moisés, revela-se como o Deus da casa: "Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó", Êx 3.6. Mas aparece também, no Antigo Testamento, a assembléia, qahal, para a qual o povo era convocado, como em Siquém. No final, Josué, o sucessor de Moisés, conclama o povo a renovar a Aliança e termina protestando a sua fidelidade: "...porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR".Js 24.15
Se a palavra ekklesia designa a assembléia em grego, a palavra que designa a casa é oikos, da qual deriva, na nossa língua, o prefixo eco. Casa é o lugar de aconchego, de segurança e bem-estar de reunião de família. O âmbito do trabalho e da produção, nós o designamos como economia , isto é, regulamentação da casa. E dizemos que essa lei não pode ser estabelecida arbitrariamente, não pode submeter-se aos interesses só de alguns, pois há uma lógica da casa a respeitar: a eco -logia . Finalmente dizemos que o mundo é a casa onde todas as pessoas tem o direito a permanecer, entretanto, às vezes não podemos voltar para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário