segunda-feira, 18 de maio de 2009

AS INSTITUIÇÕES EM ISRAEL - PARTE IV - "GRUPOS RELIGIOSOS"

GRUPOS RELIGIOSOS

Em seus livros, As Guerras dos Judeus e As Antigüidades dos Judeus, Flávio Josefo aponta a presença de alguns partidos (grupos religiosos) no período neotestamentário. São eles: fariseus, saduceus, zelotes e essênios. Analisaremos também outros grupos que tiveram participação preponderante durante aquele período.

Os Fariseus. O grupo maior e mais importante é o chamado os fariseus. O Nome fariseu vem do grego - farisaios - farisaios, do adjetivo aramaico que significa “separado”, “segregado”, “dividido”. Talvez tenham recebido esse nome, tendo em vista seus oponentes, que observavam os fariseus sempre separados do povo temendo imundície. Eles mesmos gostavam de chamar-se -raberin - “haberim” companheiros, ou kedosin - “qedosin” = santos. Eles fizeram seu primeiro aparecimento como um grupo com este nome durante a época de João Hircano I. Alguns estudiosos afirmam que o termo foi pela primeira vez usado quando alguns judeus piedosos “se separaram” de Judas Macabeu, de pois de 165 a C. É mais provável, diz Broadus, que eles foram os sucessores dos ‘hasidins’, que se haviam empenhado em “separar-se do pecado, e na ‘separação ’(interpretação) das Escrituras, durante as reformas de Esdras e Neemias. Na verdade os fariseus foram o resultado final do movimento que teve seus primórdios com Esdras, intensificado pelos ‘hasidins’ sob os sírios e romanos. Eles representam aquela tendência, no judaísmo, que sempre reagiu contra os dominadores estrangeiros, mantendo o exclusivismo judaico e a lealdade à tradição dos pais. Pouco se interessavam no poder político, mas se tornaram os mentores políticos de Israel. Eles tinham maior controle sobre o povo do que os saduceus, que eram mais abastados e politicamente poderosos. Controlavam a sinagoga e só ele sobreviveram à Guerra Judaico-Romana de 66-70. Eram profundos reverentes com os ideais nacionais e religiosos judaicos e devoção aos mesmos, se opondo à introdução das idéias gregas, e não deixou de ser natural que se tornassem o partido reacionário. Para eles, as coisas velhas eram as únicas coisas boas. Tinham um sincero desejo de tornar a lei praticável dentro do mundo greco-romano. Aderiram ao sistema da tradição dos pais. Começando com as Escrituras, eram feitas interpretações para se ajustar uma situação existente ou combater um erro em teologia. Nas tentativas de responder a problemas levantados por religiões intrusas, muitas idéias dormentes no Antigo Testamento foram desenvolvidas e aumentadas. Entre essas doutrinas desenvolvidas durante esses 400 anos estão a ressurreição dos mortos, os demônios, os anjos e a esperança messiânica.

Para o fariseu, a tradição oral suplantou a lei. Este era o principal ponto em que divergiam dos saduceus, que não viam nenhuma necessidade de alterar-se a lei. Os fariseus diziam que as finas distinções das tradições orais eram para facilitar o cumprimento da lei sob novas condições e tornar virtualmente impossível pecar-se. Eles também colocavam uma forte ênfase sobre a providência divina nos assuntos do homem.

1. As Doutrinas principais dos Fariseus

a) o livre arbítrio do homem

b) a imortalidade da alma

c) ressurreição do corpo

d) acreditavam na existência de anjos

e) os justos, no mundo além serão galardoados e os maus castigados

f) os maus serão presos em cadeias eternas, os justos gozarão vida eterna

g) existência de outros espíritos, maus e bons

Ainda bem que nos dias hoje, não temos "fariseus", com quem tenhamos de nos defrontar. Ufa! Ou estou enganada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário